Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade e o uso de cookies ACEITAR

Elsa, a menina transexual de oito anos que se está a tornar num símbolo da luta LGBTI

Menina discursou na Assembleia da Estremadura espanhola com o apoio dos pais.

Elsa Ramos é uma menina transsexual de oito anos e é já considerada um fenómeno mundial, equiparado a Greta Thunberg, na luta pelos direitos LGBTI.

"O meu nome é Elsa e tenho 8 anos. Não é a primeira vez que as pessoas falam de mim na Assembleia da Estremadura [espanhola]. Há quatro anos, a minha mãe contou aqui a minha história. Sou uma menina transexual, moro em Arroio de San Serván e nos últimos quatro anos vivi um caminho muito importante: o caminho para a minha felicidade". Foi assim que começou o discurso da menina na Assembleia da Comunidade Autónoma da Estremadura espanhola.

O discurso emocionante coincidiu com o início da legislatura e fez de Elsa uma referência no movimento LGTBI: "ainda é necessário lembrar que tenho o direito de ser chamada como me sinto e que, quatro anos depois, os erros são um pouco estranhos. Como se alguém pudesse duvidar de que eu sou uma menina trans ".

Segundo a imprensa espanhola, Elsa Ramos é membro da Triangle Foundation há quatro anos, uma ONG que luta pelos direitos LGTBI em toda a Espanha.

Os pais de Elsa são outro apoio essencial na vida da menina. A mãe Anabel Pastor, que já tinha participado na primeira reunião plenária da Assembleia contra o bullying LGBTIfóbico, em 2014, sublinha que a menina "não sofreu nenhum tipo de assédio", mas tem esperança de que a filha possa "viver num mundo sem ódio".

Elsa Ramos, extremeña de 8 años:

"Sigan pese a las amenazas haciendo leyes que reconozcan que las personas somos diversas. Las personas transexuales tenemos el derecho a ser quienes somos. No permitan que nadie nos arrebate la felicidad."

Sábado, 04 de Abril de 2020 Terça, 07 de Abril de 2020 às 09:18