Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade e o uso de cookies ACEITAR

O que são travestis? É uma identidade fora da simples lógica homem x mulher, inclusa nas feminilidades e mulheridades, mas não é, necessariamente, uma mulher.

Ser Travesti e suas infinitas possibilidades

As travestis são pessoas que se identificam com feminilidade/mulheridade e que, desde sempre, foram erroneamente assinaladas como homens, porém não são homens. O que são travestis? Travestis são travestis. A identidade travesti pode ser diferente para cada pessoa travesti (travesti que se sente mulher e travesti, travesti que é só travesti, travesti que se sente um homem travesti, etc).

É uma identidade fora da lógica homem x mulher, ou seja, não é homem, nem mulher, é travesti, é uma identidade inclusa nas feminilidades e mulheridades, mas não é, necessariamente, uma mulher.

Há muitas travestis que não se identificam como trans/transgêneras/transexuais e isso deve ser respeitado, portanto, não se pode dizer que "todas as travestis são trans", porque não são.

Travesti pode ser um gênero (por exemplo: "eu sou travesti") ou simplesmente uma identidade não-gênero (por exemplo: "eu sou travesti e sou mulher"). Depende de cada pessoa.

Travestis podem ser consideradas como gênero não-ocidental da América do Sul, porque são uma vivência exclusiva do contexto histórico-social latino-brasileiro (não devemos esquecer que o Brasil é um país da cultura latino-americana e não ocidental).

No geral, deve-se tratar as travestis NO FEMININO. A maioria das travestis pede para ser tratada no feminino, mas ainda assim existem travestis cuja forma de tratamento é no masculino. Também há travestis não-bináries que desejam que sejam chamades de forma neutra. Se uma pessoa travesti te diz para a chamar de determinada forma, você respeita isso e a chama daquela forma.

A maioria das travestis não se identifica dentro de binária ou não-binária, apenas se identifica como travesti. Ainda assim, existem travestis que se assumem como não-binárias e elas não devem ter suas identidades apagadas. Não é obrigatório que uma travesti diga se é binária ou não-binária; se ela quiser se definir dentro de binária ou não, ela o fará. Não se deve nunca forçar terminologias e identidades às pessoas; a própria pessoa que deve se definir.

Travestis binárias / travestis mulheres

São travestis que se identificam em totalidade com o gênero feminino, ou seja, são exclusivamente mulheres. Geralmente, travestis binárias usam "travesti" como uma identidade não-gênero, enquanto que o gênero delas é o feminino (mulher).

Travestis não-binárias

São travestis que se identificam fora do binário de gênero ou que se expressam de forma não-binária (expressão de gênero não-binária). Travesti n-b pode ser um gênero não-binário, se for um gênero. Exemplos: travestis genderfluid, travestis terceiro-gênero, travestis que são mulher e homem simultaneamente, travestis que dizem ter corpo masculino e alma feminina, etc.

Gostou deste texto? Curta, compartilhe e encaminhe para seus amigos e quem você achar que precisa de mais informações sobre o universo das mulheres trans.

A informação adequada tem o poder de quebrar falsos paradigmas e modelos sociais que não fazem mais sentido nos dias em que vivemos. Viva as mulheres trans e todas as formas de amar!!

Terça, 01 de Setembro de 2020 Terça, 01 de Setembro de 2020 às 23:47