Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade e o uso de cookies ACEITAR

Aprenda o que não se deve dizer nunca a uma mulher trans por ser preconceituoso e causar dor a quem luta tanto para se identificar e se afirmar.

Frases que você não deve dizer a uma Mulher Trans

Transgênero é a pessoa que nasceu em um gênero diferente de seu sexo atribuído, justamente ao contrário do cisgênero. Pessoas trans são mortas diariamente fruto de um preconceito sem qualquer fundamento ou com base em que ser diferente é errado.

O plenário do Supremo Tribunal Federal decidiu em sessão realizada no último dia 13 de junho pela criminalização da transfobia, deixando os transexuais um pouco mais amparados e seguros.

Por isso, que tal parar de dizer algumas frases ofensivas ou perguntar o que não faz diferença alguma para você?

Selecionamos alguns exemplos de frases ouvidas por mulheres trans, que infelizmente ainda são ditas nos dias de hoje e podem até soar como normais, porém destilam preconceito, constrangem e ao mesmo tempo renegam a identidade com a qual uma pessoa trans luta tanto para se identificar e se afirmar.

“Olha ali o travecão”

Eu não sei se as pessoas não sabem ou fingem que não entendem, mas eu não compreendo por que as pessoas se referem a nós, mulheres trans e travestis, como ‘travecão’. É uma maneira pejorativa de se referir a mulheres como eu. É ofensivo e desagradável! Meu nome está mudado no registro civil e ainda continuam se referindo a mim no masculino. É uma das coisas que mais me machucam. Já briguei muito pela minha identidade de gênero, ainda luto por ela. Não quero que ninguém me aceite, mas me respeite.

“Você parece mulher!”

Ouvi isso quando estava com meu namorado comprando algo em uma loja de departamentos. Coincidentemente o menino que nos atendeu era gay e, mesmo assim, estava sendo extremamente transfóbico. Virei para ele então e disse 'eu sou mulher de verdade!'. Logo após essa situação, fui até outra pessoa que trabalhava na loja, contei o que havia acontecido e pedi que conversassem com a pessoa que havia falado aquilo para mim. Preconceito é realmente algo muito horrível e, quando acontece contigo, você percebe o quão importante é o movimento trans. Nós, pessoas trans, não parecemos homens e mulheres, nós somos.

“Realmente ela é linda, pena que não é mulher de verdade”

É péssimo ouvir isso porque eu sou mulher de verdade. Esta frase fere a minha luta por existir, quem eu sou em tantos níveis, me deslegitima como mulher por eu não ter nascido cisgênero. É o cúmulo da transfobia

“Nem parece que você é homem”

Geralmente eu escuto essa frase escrota em balada, quando eles não percebem que sou transexual e me abordam com tratamento todo especial. Eles são delicados como um homem corteja uma mulher que deseja agradar, mas depois que conto a minha real identidade de gênero, sou tratada de forma diferente como objeto sexual e sempre sai essa frase.

“Você é linda, só a voz mesmo que não engana”

Acho muito cruel muitas pessoas usarem uma régua padronizada e com base em estereótipos para medir feminilidade ou beleza. Às vezes acredito que nem percebem que estão sendo desagradáveis.

“Você é transexual ou travesti?”

Me ofende porque não pergunta meu nome primeiro. A identidade é minha e eu compartilho com quem quero. Meu nome vem antes de tudo e, quando digo que sou casada, parece que sou um ET. Parece até que não temos sentimentos. Quando falo que sou hétero, a maioria pergunta ‘como assim?’. Que chatice ter que ficar explicando!

Agora que você sabe como essas e outras frases semelhantes podem machucar mulheres e pessoas trans vamos combinar de nunca mais repeti-las ? Se puder ajude a compartilhar este conhecimento, diminuindo assim o preconceito que ainda existe sobre as mulheres trans.

Gostou deste texto? Curta, compartilhe e encaminhe para seus amigos e quem você achar que precisa de mais informações sobre o universo das mulheres trans.

A informação adequada tem o poder de quebrar falsos paradigmas e modelos sociais que não fazem mais sentido nos dias em que vivemos. Viva as mulheres trans e todas as formas de amar!!

Quarta, 29 de Julho de 2020 Quarta, 29 de Julho de 2020 às 14:29